Medo

O-GritoHoje sentir medo está fácil. Medo do terrorismo, da violência, da crise, do desastre ambiental. São medos que não temos como controlar nem intervir.

Tenho pensado muito sobre isso. Como administrar o sentir medo?

Além desses medos, eu tenho alguns bem abstratos como o medo do fim do mundo. É um medo super bobo e racionalmente sei que se for para acontecer eu não tenho controle sobre isso. Então porque sentir?!

Vai discutir com o medo? O medo é como uma criança que você pede para ficar quieta e tudo que ela quer fazer é gritar. Quanto mais foge mais vem atrás, mais ele cresce.

Resolvi que tenho três caminhos para trabalhar. E veja que eu disse trabalhar, porque nenhum é definitivo.

Um deles é continuar racionalmente tentando vencer o medo (tipo…não tem terrorismo no Brasil!). As vezes funciona, as vezes não. Se você juntar o ser cuidadoso a isso, metade dos medos podem ir embora. Por exemplo cair na chuva, medo de barata (!!!!). Ok ok! Desse ninguém ganha.

O segundo é tentar vencê-lo. Dependendo do medo, quando você tenta realizar a ação percebe que a realidade é mais fácil, mais simples. Por exemplo, medo de viajar, andar de patins…

E finalmente a terceira forma é uma que venho trabalhando faz um tempo.

Ela é importante para lidar com medo de coisas que não podemos mudar.

A ideia é não tentar lutar contra o medo e sim aceitá-lo. É saber que ele existe, buscar entender os motivos pelos quais ele nasceu e aceitar, acolher esse sentimento sem tentar mudar.

imagem-130527-acolhimentoNão é nada fácil, temos um lado racional que fica tentando convencer que o medo é bobagem e outro lado emocional que não consegue ter a distância para trabalhar o sentimento e é engolido.

Talvez alguns medos nunca deixarão de existir, ao invés de fugir ou brigar com eles, que tal abraçá-los? Fique um pouco com eles, sinta, respire, e deixe relaxar.

Eles diminuem, ficam menos assustadores, mais fáceis de administrar.

Juro que funciona! 🙂

 

 

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Medo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s