Estou lendo um livro incrível e que recomendo a todo mundo. Ele chama “Comunicação Não-Violenta” de Marshall B. Rosenberg, editora Ágora.
Fui atrás desse assunto para melhorar minha comunicação no trabalho. Mas o livro abrange a comunicação para todos os interlocutores, desde situações de conflito em zonas de guerra até a conversa no jantar de casa.
Não vou resumir o livro, mas quero dividir com vocês os conceitos que me chamaram mais atenção:
- O processo tem 4 partes:
- observação (ouça o que o outro está tentando dizer, sem julgar)
- sentimento (perceba o que eu está sentindo ao ouvir)
- necessidades (busque saber quais são as necessidades por trás do que está sentindo)
- pedido (expresse clara e honestamente o que gostaria)
- Busque internamente quais as necessidades que estão ou não estão sendo atendidas na conversa. Por exemplo, a esposa que diz para o marido que ele não a escuta, na verdade ela pode querer dizer que ele não está passando tanto tempo com ela quanto ela gostaria e isso a faz se sentir isolada.
- Entre na conversa com compaixão e empatia. Busque não julgar o outro lado e tente ouvir as necessidades do outro não apenas o que está sendo dito. Por exemplo: “não gosto de gente gorda” eu rebateria na hora com uma resposta atravessada. A sugestão é ouvir com empatia e tentar compreender porque o interlocutor falou isso. Será que em algum momento alguém com sobrepeso não o tratou bem? Será que alguém gordo roubou seu cargo desejado? Que tal perguntar (sem acusar)?
- Antes de responder, revise os seus sentimentos. No caso acima eu teria ficado bem chateada e com raiva pois tenho sobrepeso. Antes de responder pense sobre qual necessidade não foi atendida. No caso para mim seria de ser respeitada independente do meu peso.
- O que o outro diz não é a causa de como eu me sinto, é o estímulo. Por exemplo, continuando no caso acima, me senti magoada com a afirmação, mas a culpa não é do outro e sim que o que ele falou acionou em mim o sentimento de revolta pois já ouvi isso no passado.
- Responda sempre com compaixão, isso não significa concordar sempre mas se colocar inteiro na resposta.
- As técnicas do livro ajudam a melhorar a comunicação, mas não espere “ganhar” sempre, em último caso vc pode sair concordando em não concordar.
Acho que se esse livro fosse dado na escola o mundo seria outro!!
Que máximo Re , adorei!!! Bjs vou aproveitar para mudar meu e-mail Veramwhitaker @gmail.com . Bjs😜😜
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